O Conselho da igreja decide, após o memorável encontro da família Machado, ocorrido nas dependências da igreja, e em parceria com ela, registrar como tudo foi realizado, constituindo-se mais um dos marcos históricos na trajetória de 155 anos da igreja de fé cristã reformada, em Minas Gerais, tornando-se a data de 23 DE MAIO, por decreto municipal, o dia do presbiterianismo em Borda da Mata. 

Firmada a parceria para a realização do quinto encontro, sob o tema “Nossas raízes”, decorreram-se dois anos de preparativos por parte da igreja, entre eles a pintura geral, a construção de banheiros no salão de convenções, o poliesportivo, a revisão das instalações de água, luz etc., tudo realizado sob os cuidados e com o coração da igreja acolhedora para o grande evento. 

A programação estendeu-se por quatro dias, desde o dia 11/01/24, quinta feira, até o domingo dia 14. 

Tudo foi realizado em comum acordo entre as partes: de um lado o Conselho representado pelo seu pastor, Rev. Benedito Amaro, pela presbítera Madu Machado, secretária do Conselho, e pelo presbítero Celso Tavares que atuou na linha de frente; e de outro lado a comissão organizadora do evento representada pelo seu coordenador geral, Rev. Otoniel borges Machado, pelo presbítero Darnei Machado, coordenador local do evento e pelo secretário Paulo Antunes, e demais membros, Davi Candido Machado, Amélia Veloso Machado, Diva Teixeira Machado, Vânia C. Berlitz Machado e Vivalde Machado Jr. 

Foi uma oportunidade para a igreja reavivar a fé através do louvor, da edificação, da oração, da dedicação, da confraternização, além de trazer à memória os feitos dos heróis da fé, de todos os tempos, responsáveis pela implantação da fé cristã reformada em Minas Gerais, através dos presbiterianos que chegaram a Borda da Mata, para logo, em 1869, implantar a primeira igreja cristã reformada. 

Foram quatro dias de bênçãos na vida da igreja, com uma programação de muita riqueza espiritual. 

Tudo começou na quinta-feira às 15:00 horas, com acolhimento dos participantes para inscrições, café mineiro e a confraternização no ambiente preparado com uma cantina. De várias regiões do país chegavam as famílias com afinidades com os motivos do encontro, sendo o principal, o reencontro de famílias da igreja histórica. 

Três hotéis com 100 vagas foram reservados na cidade para acolher os participantes que se espalharam também pelas cidades vizinhas e em casas de parentes e amigos. 

Às 18:00 horas, nas dependências do edifício reverendo Alfredo Borges Teixeira, foi servido o primeiro jantar, em regime de buffet self-service. 

Às 20:00 horas, realizou-se, no templo, o culto público para abertura oficial do encontro, tendo como celebrantes o pastor anfitrião, Rev. Benedito Amaro e o pregador, Rev. Otoniel Borges Machado, coordenador geral do encontro, Tema: “Bálsamo e Mel”. 

Ocasião também em que foi lido o termo de abertura oficial do encontro pelo reverendo Otoniel, com o seguinte teor: 

Termo de Abertura

Quinto encontro da Família Machado 

“Eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas (2º Cor. 6-18) diz o Senhor Deus” 

Eu, Reverendo Otoniel Borges Machado, pastor jubilado da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e membro da Família Machado com tradições em Borda da Mata – Minas Gerais, declaro aberto o quinto encontro da Família Machado com origem no bairro Segredo, neste local sagrado, pelos dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2024, para que haja confraternização dos Machado e, com a igreja através de suas famílias tradicionais da fé Cristã reformada em Minas Gerais por 155 anos. A DEUS TODO PODEROSO – TODA HONRA E TODA GLÓRIA! 

Boas-vindas a todos os participantes com gratidão ao Reverendo Benedito Amaro – presidente do Conselho por 35 anos e aos demais pastores e presbíteros que se fazem presentes. Saúde você, àquele que está ao seu lado também. 

Entoemos o hino de louvor e glória ao Senhor da história pela trajetória de 155 anos da igreja. 

Deus dos antigos......... 

Oração de adoração e gratidão pelo quinto encontro. 

Participou também do culto da abertura, com sua palavra de saudação, o reverendo Paulo Melo Cintra Damião, convidado especial, pregador na sexta-feira e conferencista no sábado à tarde. 

Após o culto, a confraternização estendeu-se até às 23 horas na cantina situada no salão de convenções. 

Na sexta-feira o acolhimento iniciou-se por volta das 9:00 horas, na cantina, e logo às 10:00 horas houve devocional no templo conduzido, com muito entusiasmo, pelo departamento musical da igreja. 

Às 12:00 horas, almoço no mesmo local e nas mesmas condições para todos. 

Às 15:00 horas, café mineiro. 

Às 16:00 horas, palestra no templo com o presbítero Darnei Machado, sob o tema “nossas raízes de família.” 

Às 18:30 horas, culto público, celebrante reverendo Otoniel Borges Machado e pregador o rev. Paulo Mello Cintra Damião, filho do Rev. Lutero Damião, pastor de Borda da Mata nos idos de 1947. Tema: “Passos para a vitória”. 

Às 20:00 horas, jantar no Edifício Alfredo Borges Teixeira, seguido de confraternização na cantina, situada no salão de convenções, até às 23:00 horas. 

Muito amor, muita união, muita alegria e admiração pelas oportunidades que o quinto encontro estava oferecendo. 

No sábado, denominado dia da grande comunhão, uma extensa programação foi realizada. 

Pela manhã, a devocional com grande número de participantes, já em espírito para a carreata que se seguiria. 

E foi assim que o cortejo se formou logo às 10:00 horas para percorrer o trecho da sede institucional da igreja até a sede original no bairro Palma, sendo este o primeiro trajeto dos caminhos da graça, inaugurado logo a seguir, em cerimônia na Palma, doravante denominado “sítio 23 de maio”. 

Durante o cortejo de 3,8 km ocorreram 3 paradas, nos marcos colocados ao longo do trajeto, com motivos locais indicadores da rota. 

Na Palma, com os preparativos feitos, realizaram-se 3 cerimonias, sendo a primeira para inauguração dos 7 trechos, no total de 77 KM, dos caminhos da graça consagrados como as primeiras pegadas dos peregrinos cristãos reformados que, em Borda da Mata, surgiram através das famílias cristãs originais, de fazendeiros regionais e escravos, que foram aderindo às Boas Novas do evangelho, trazido ao Brasil por americanos que chegaram ao Rio de Janeiro em 1859. 

Mensagem de inauguração: Nossa gente presbiteriana e cidadãos do bairro Palma, aqui reunidos neste dia 13 de janeiro de 2024. 

A IPI de Borda da Mata, inaugura os caminhos da graça – são aqueles frutos da peregrinação das famílias que desde 1869 foram aderindo ao movimento da reforma do cristianismo em Minas Gerais. 

Palma, Contendas, Borda da Mata, Pedra Negra, Jacú, Espraiado, Paredes, Mogi, Segredo, Açude e Mascate, são os pontos que interligados entre si e ao bairro Palma, Sede Original, reproduzem os trajetos de fé e graça. 

Fica a IPI de Borda da Mata responsável por normatizar o seu funcionamento para que haja visitação e desejo de percorrer com a mesma fé e esperança que nossos antepassados, os heróis da fé, edificaram. 

Bem-vindos todos. Viva o bairro Palma palco da fé cristã reformada em Minas Gerais. 

Grande abraço a todos os presentes trazidos pelo Conselho da Igreja Presbiteriana Independente de Borda da Mata e pela Comissão Coordenadora do 5º Encontro. 

Foi esse evangelho que inaugurou a primeira igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro, em 1862, a segunda em São Paulo, em 1865, a terceira em Brotas-SP, e a primeira em solo mineiro, no bairro Palma, quando Borda da Mata era distrito de Pouso Alegre. 

A segunda celebração foi a reconsagração do atual sítio 23 de maio, para abrigar o Marco do presbiterianismo de 1869 em Borda da Mata, e se tornar ponto de oração, visitação, e anunciação do evangelho, que vive o seu segundo século de existência em Minas Gerais, com a sua bandeira de fé cristã reformada. 

A terceira celebração foi o lançamento da Pedra Fundamental do marco histórico, conforme maquete eletrônica instalada no local. 

As cerimônias foram celebradas pelo Rev. Benedito Amaro e acompanhadas pelos reverendos Otoniel Borges Machado e Paulo Mello Cintra Damião. 

Os registros dos eventos foram feitos através de fotos oficiais e amadoras, de vídeos através de drone, e em posições de solo. 

Cânticos, orações e bênção compuseram os atos de culto constituindo um momento de grande elevação espiritual para toda a igreja e participantes do quinto encontro. 

Palma, agora, local dedicado à visitação para aqueles que desejarem buscar, no passado, inspiração através dos heróis da fé: os missionários, os pastores, os fazendeiros e escravos recém-convertidos, os quais, juntos, iniciaram a trajetória, que depois de 155 anos com as gerações sucessivas reconsagram o local como símbolo da benção que alcançou. 

Palma torna-se, assim, local para oração, com motivos de Fé e Ação de Graças, local para celebrações com motivos da igreja presbiteriana ampla, e para as famílias que desejarem realizar momentos festivos que incluam o culto ao Deus supremo. 

Local para testemunhar a presença do que é Santo e Sagrado e seu poder através dos tempos. 

Local de anunciação do evangelho através de gestos cristãos. 

Ser uma benção no local, receber peregrinos que percorrerem os caminhos históricos da graça – UM MARCO PARA A HISTÓRIA! 

Às 11:00 horas, no local, um momento de confraternização com caldo de cana e pastel. 

Às 12:30 horas, no edifício Alfredo Borges Teixeira, almoço para 250 pessoas que participavam do dia da grande comunhão. 

A concentração na cantina estendeu-se até o momento do café da tarde. 

Às 16:00 horas, palestra sob o tema, “A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR E CULVITAR A MEMÓRIA HISTÓRICA”, conduzida pelo Reverendo Paulo Mello Cintra Damião, convidado especial. 

Foi ainda no sábado, às 17:00 horas, que se deu mais um Marco histórico para a igreja com significado para a IPI nacional; a inauguração do Centro Histórico Presbítero Emérito Domício Machado. 

A cerimônia ocorreu nas dependências destinadas ao Centro e teve como celebrante o pastor da igreja, Rev. Benedito Amaro, acompanhado pelo seu Conselho e público presente. 

     Após a palavra de edificação e fé, pelo celebrante, sobre o significado daquele ato, na história da igreja, o presbítero Celso Tavares fez a oração de consagração do local e gratidão pela vida do presbítero Domício Machado, que a partir de agora, sob seu nome, passa a compor a memória presbiteriana em Borda da Mata, que inclui sua gente, seus feitos, sua representação no cenário evangélico nacional, a memória de suas raízes de família. 

A família do homenageado se fez representar pela senhora Jadir Pereira Toledo Machado, viúva de Domício, pela filha Dalgisa Helena Machado e seu esposo Celso Antunes, pelo filho Daltair Machado, e sua esposa presbítera Madu Machado, e pela neta Rebeca; esteve presente também, o neto Dalberto Machado Junior, sua ex-esposa, acompanhada do bisneto Pedro e sua atual esposa. 

O neto Juninho dirigiu a palavra de saudação em nome da família fazendo referências ao avô Domício. 

Sobre Domício Machado 

Com trajetória de vida de 80 anos incompletos, após deixar marcos nos trabalhos em mais de 30 profissões, e na IPI de Borda da Mata, acumulando cargos e funções como: no esforço juvenil, na escola dominical, nos corais da igreja desde a adolescência; amante da música Sacra, integrante da UMPI, diácono, esposo, pai de família, presbítero, presbítero emérito, superintendente da Escola Dominical, tesoureiro, representante do Conselho em presbitério, gestor do sítio 23 de maio e executor de tarefas múltiplas da igreja. 

Foi sempre uma memória viva da história da igreja, um membro que tinha o coração nos serviços e na vida dela. 

Sua origem tem raízes: pelo lado de seu pai Vivalde, carrega os sobrenomes Teixeira da avó Josefa e Machado, pelo pai José Candido; pelo lado da mãe Doralina, o sobrenome Lino Gouveia, da avó Júlia e o sobrenome Teodoro Borges do avô Cantalício. 

Domício viveu mais da metade da trajetória de 155 anos da IPI de Borda e através do seu tio reverendo Alfredo Borges Teixeira remontam aos primórdios da fé cristã reformada em Minas Gerais. 

Pertence a dinastia dos Machado do bairro Segredo que desde o ano 1900 mantem sempre um representante de forma quase contínua no Conselho com este sobrenome; seu avô José Cândido Machado, seu pai presbítero emérito Vivalde Machado, seu tio, José Candido Machado Filho, ele Domício Machado, o presbítero emérito que recebe a honraria de ser patrono deste símbolo histórico, o centro histórico e mais recentemente, sua nora Madu Machado, atualmente secretária do Conselho. 

Domício, nascido em 22/01/1944 descansou nos braços do senhor da história no dia 11/09/2023 no curso de seus 80 anos. 

No seu túmulo há uma lápide com os seguintes dizeres: 

“Aqui repousa o presbítero emérito da IPI de Borda da Mata, Domício Machado, cujo nome está associado ao centro histórico da igreja, inaugurado em 13 de janeiro de 2024. A Deus honra e Glória” 

Domício, um herói da fé que sucedeu os missionários Leningtonw e Chamberlain – os reverendos Miguel Torres e reverendo José Manuel da Conceição e mais tarde o reverendo Alfredo Borges Teixeira e seu irmão presbítero Saturnino Borges Teixeira, que a partir dos primeiros presbíteros Antônio Joaquim Gouveia e Belizário Corrêa Leite, constroem a rica trajetória da IPI de Borda da Mata. 

Às 19:00 horas, culto de louvor e gratidão no templo, com muitos hinos conduzidos pelo regente Celso Antunes e a equipe de música da igreja; o templo estava lotado e ecoava os sinais da presença divina no coração de todos! 

A mensagem especial cujo tema: “MARCOS HISTÓRICOS DO CRISTIANISMO.”  ficou a cargo do reverendo Sergio Gini, presidente da assembleia geral da IPIB. 

Ainda, ao final do culto, realizou-se a cerimônia de entrega das primeiras 10 medalhas de honra ao mérito instituídas nesta data, sob o título de “MEDALHA 23 DE MAIO DE 1869”. 

A cerimônia foi conduzida pelo presbítero Darnei Machado, coordenador Local do evento, que introduziu o ato com as seguintes palavras. 

“A IPI de Borda da Mata institui nesse dia a MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO para homenagear pessoas com relevantes serviços prestados no meio cristão e, também fora dele a critério do seu Conselho.  

Como parte dos atos desse culto de celebração à história através dos heróis da fé, representados por suas famílias aqui presentes, as primeiras 10 medalhas, serão entregues agora. 

Foram homenageadas as seguintes personalidades: 

Reverendo Sérgio Gini – Presidente da Assembleia Geral da IPIB. 

Reverendo Paulo Mello Cintra Damião – pastor jubilado da IPI por Presidente Prudente. 

Reverendo Otoniel Borges Machado – pastor jubilado da IPIB e coordenador geral do encontro. 

Reverendo Benedito Amaro – pastor da IPI de Borda da Mata, por 34 anos, anfitrião do encontro em nome do Conselho. 

As 6 medalhas seguintes foram dedicadas às famílias históricas do presbiterianismo em Borda da Mata, tendo sido escolhido o seu representante mais longevo atuante. 

Família Gouveia – Amélia Gouveia Machado. 

Família Pereira Toledo – Jadir Pereira Toledo Machado. 

Família Belizário Correa Leite – José Correa Leite Modesto. 

Família Borges Teixeira – Adilson Theodoro Borges 

Família Almeida Borges – Aníbal Borges. 

Família Teixeira Machado – Miriam Borges Machado. 

Após o culto no templo, o público dirigiu-se ao centro de convenções anexo para as duas últimas cerimônias de comemoração do dia da grande comunhão. 

Foi então que ocorreu o momento de maior elevação espiritual e social do quinto encontro e de toda a igreja.  

O primeiro ato foi o de celebração da Santa Ceia, com caráter participativo de todos os cristãos presentes. “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM” 

A mesa de celebrantes esteve assim composta: reverendo Benedito Amaro, presidente do Conselho, acompanhado pelos pastores Sérgio Gini, Paulo Mello Cintra Damião e Otoniel Borges Machado e dos presbíteros Celso Antunes e Madu Machado. 

Entre os convidados esteve presente o pastor Márcio Gadelha, entre outros. 

A 2ª celebração foi o momento festivo de confraternização; uma festa das famílias da igreja, num encontro histórico promovido pelos tradicionais Machado, do bairro Segredo, de Borda da Mata. 

Às 23:00, dispersão para repouso 

No domingo, dia 14, logo às 9:00 horas, iniciou-se o acolhimento das famílias na área de recreação e cantina do centro de convenções para as atividades últimas do 5º encontro. 

Às 10:00 horas iniciou-se o culto de despedida com o templo cheio, tendo como celebrante o reverendo Otoniel Borges Machado e como pregador, o reverendo Benedito Amaro sobre o tema: Nossa história, marco para as futuras gerações, Salmo 78, v 1 a 6. 

Ao final do culto, o reverendo Otoniel leu o termo oficial de encerramento do encontro. 

“Após quatro dias de intensa programação, o quinto encontro da família Machado, do bairro Segredo, sob o tema Nossas Raízes, chega ao seu final. Com gratidão a Deus, por todas as bençãos alcançadas nesses dias, nesse santo lugar, declaro encerrado o quinto encontro. 

Obrigado a todos que se empenharam para o êxito do encontro. Ide todos na paz do Senhor. Até Amambai em 2026. Abraço do pastor Otoniel.” 

As 12:00 horas, todos foram para Edifício Alfredo Borges Teixeira (anexo) para o almoço de despedida, quando foi servida paella caipira. 

Às 14:00 horas começou a dispersão dos participantes, cada um com seu meio de locomoção, um ônibus dirigiu-se a Itajubá com 40 pessoas; uma caminhonete foi ao aeroporto de Guarulhos para conexão com os residentes no Acre; outro veículo a Viracopos para conexão com os de Corumbá; de carro e ônibus viajaram para Amambai-MS, Presidente Prudente-SP, Santo Inácio-PR, Londrina-PR, Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP, Bragança Paulista-SP, Atibaia-SP, São José dos Campos-SP, Jundiaí-SP, São Lourenço-MG, Maringá-PR, São Paulo capital, Osasco-SP. 

Assim a igreja despediu-se desse tempo de elevação espiritual trazido pelos muitos motivos que acompanharam os Machado do bairro segredo no seu 5º encontro. 

Registra-se que o coordenador local do encontro foi o presbítero Darnei Machado, da 1ª IPI de São Paulo, residente em Borda da Mata, filho do presbítero emérito Vivalde Machado e da senhora Doralina Borges Machado, casado com Darcy de Andrade Machado e irmão do presbítero emérito Domício Machado, patrono do centro histórico recém-inaugurado e irmão de Vivalde Machado Júnior coordenador de mídias do encontro, casado com Mariza Martins Andrade Machado. 

Registram-se os Marcos históricos criados por ocasião do quinto encontro que dignificam a trajetória de 155 anos da IPI de Borda da Mata. 

  1. A NOVA LOGOMARCA QUE PASSA A SER ASSIM EXPRESSA. “IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE BORDA DA MATA - CATEDRAL EVANGÉLICA”. 
  2. CENTRO HISTÓRICO PRESBÍTERO EMÉRITO DOMÍCIO MACHADO.
  3. MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO “23 DE MAIO DE 1869” COM OS 10 PRIMEIROS AGRACIADOS.
  4. CONSAGRAÇÃO DOS CAMINHOS DA GRAÇA, NUM TOTAL DE 7 TRECHOS COM 77 KM DE EXTENSÃO. SÃO ELES:
    1. ROTA 1: SEDE INSTITUCIONAL(BORDA)->SEDE ORIGINAL(PALMA), VIA CONTENDAS, FAMÍLIAS: PEREIRA DE TOLEDO / CORREIA LEITE – 3,8KM;
    2. ROTA 2: SEDE INSTITUICIONAL->SEDE ORIGINAL, VIA AÇUDE, FAMÍLIAS: GOUVEIA / PEREIRA DE TOLEDO – 5,4KM;
    3. ROTA 3: JACU->SEDE ORIGINAL, FAMÍLIAS BORGES TEIXEIRA / GOUVEIA – 4,9KM; 
    4. ROTA 4: ESPRAIDO->SEDE ORIGINAL, FAMÍLIAS BORGES / GOUVEIA / RODRIGUES – 17,7KM;
    5.  ROTA 5: PEDRA NEGRA->SEDE ORIGINAL, FAMÍLIAS ALMEIDA / BORGES / GOUVEIA – 17,0KM;
    6.  ROTA 6: PAREDES->SEDE ORIGINAL, FAMÍLIAS ALMEIDA / BORGES / COUTINHO / TAVARES – 13,8KM;
    7.  ROTA 7: SEGREDO->SEDE ORIGINAL, FAMÍLIAS MACHADO / TEIXEIRA – 15,3KM.
  5. LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO MARCO HISTÓRICO DO PRESBITERIANISMO EM MINAS GERAIS
  6. LIVRO COM O TÍTULO “NOSSAS RAÍZES” ESCRITO PELO PRESBÍTERO DARNEI MACHADO, COM O PROPÓSITO DE HISTORIAR ESSE TEMPO MEMORÁVEL TRAZIDO PELOS MOTIVOS DO QUINTO ENCONTRO


QUANDO OS MACHADO DO SEGREDO ENCONTRARAM-SE COM A CÉLULA MÃE, A IPI DE BORDA DA MATA.

Esta Ata foi lavrada pela Secretária do Conselho presbítera Madu Machado, em parceria com o presbítero Darnei Machado, coordenador local do encontro e de acordo com o Reverendo Benedito Amaro, presidente do Conselho.    

Borda da Mata, 31 de julho de 2024.