O sopro do Espírito Santo e o surgimento dos heróis da fé autores do cristianismo reformado em Borda da Mata – MG, conforme os registros das atas do conselho desde 1867Como se deram os Primeiros Movimentos Missionários desde 1867.
O intercâmbio entre os Gouveia da cidade de Brotas e os povoados da Palma/Jacu/Contendas em Borda da Mata com o ex-padre José Manuel da Conceição, licenciado Miguel Torres, reverendo Carvalhosa Lenington Chamberlain.
O momento da organização da 1ª igreja presbiteriana em Minas Gerais (Borda da Mata Distrito de Pouso Alegre, à época).
O registro de famílias históricas Antônio Joaquim Gouveia, Custódio Pereira de Toledo, Belisário Correia Leite, mulheres, escravos, pastores, destacando-se a figura do ex-padre José Manoel da Conceição e o REV. Miguel Torres.
Logo a seguir surge a família Teixeira, representada por Marcolino Méyer Teixeira e sua mulher Maria Silvana Borges. A inauguração do 1º templo na Palma em terras de Quatro alqueires doadas por Antônio Gouveia, hoje sítio 23 de Maio.
O batizado de Alfredo Borges Teixeira, futuro líder presbiteriano.
A adesão da família Joaquim Theodoro Almeida, sua esposa Lucinda Amélia Borges, seus familiares e o batizado do filho Cantalício T. Borges que se tornaria um líder com suas famílias decorrente dos 3 casamentos no bairro do Espraiado, Pedra Negra e Paredes, se tornariam redutos de Cristãos Reformados.
O surgimento dos Machados do Segredo por volta de 1895 com o casamento de Josefa Olímpia Teixeira, filha de Marcolino Méyer Teixeira.
Assim as atas a seguir vão registrando a evolução do movimento presbiteriano em Borda, que é o propósito deste capítulo.
Assim em março de 1867, o REV. José Manoel da Conceição acompanhado pelo REV. Miguel Torres visitou a Borda da Matta e povoações vizinhas. O Sr. Conceição pregou três vezes no Sítio do Sr. Antônio Joaquim de Gouvêa. A família do Sr. Gouvêa, tinha alguns membros que já conheciam um pouco do Evangelho, ouviram com gosto as boas novas de salvação, por fé em Jesus Cristo.
Em maio de 1868 o Rev. Pires visitou o Sítio do Sr. Gouvêa e pregou todos os dias que ali esteve. A 1 de Maio de 1869 voltou o Rev. Pires e a 15 do mesmo mês chegou também o Rev. Lenignton. Foi nesta ocasião que se organizou a Igreja de Borda da Matta.
A 23 de Maio de 1869, o Rev. Lenignton convidado para vir organizar uma igreja pelos crentes de Borda da Matta, um dos quais fora expressamente à Brotas para este fim, ajudado pelo Rev. Pires, aceitou fazer sua profissão de fé e receberem aos Sacramentos do Novo Testamento, depois de terem sido examinadas (ouvidas e escolhidas) as seguintes pessoas com as quais a Igreja ficou organizada: Antônio Joaquim de Gouvêa, Anna Francisca de Gouvêa, Claudina Olinda de Gouvêa, Jeronymo, escravo de Antônio Joaquim de Gouvêa, José Antônio da Costa, Bárbara Maria da Costa, ambos escravos de A. J. de Gouvêa, Belizário Corrêa Leite, Maria da Glória Leite, Joaquim Lino de Gouvêa, Ignácia Caetana de Gouvêa, Joaquim Pedro da Silva, Custódio Antônio Pereira, Manoel L. de Gouvêa e Maria Antônia da Silva.
Na mesma ocasião foram batizados na fé de seus pais os seguintes meninos: Maria dos Santos, neta de Antônio Joaquim Gouvêa e de Anna F. de Gouvêa, nascida no Bom Retiro, aos 15 de Maio de 1858; Adão, escravo de Antônio J. de Gouvêa, nascido na Santana a 16 de Setembro de 1852; Thereza, escrava de A. J. de Gouvêa, nascida na Borda da Matta, a 18 de novembro, de 1856; Basílio, escravo de Ant. J. de Gouvêa, nascido na Borda da Matta, a 15 de agosto de 1859; ambos os filhos de José Ant. da Costa e de sua mulher Barbara Maria da Costa; Antônio Pedro da Silva, nascido na Borda da Matta, a 22 de novembro de 1856; Filisbina Gouvêa da Silva, nascida na Borda da Matta, a 19 de junho de 1859; Eduardo.
Folha 3
Do Gouvêa da Silva, nascido na Borda da Matta, a 23 de dezembro de 1860, Maria do Carmo Silva, nascida na Borda da Matta, a 16 de julho de 1862; Leopoldina Gouvêa da Silva, nascida na Borda da Matta, a 15 de julho de 1865. Todos estes cinco meninos são filhos de Joaquim Pedro da Silva e de sua mulher Maria Antônia da Silva. Joaquim Ignácio de Gouvêa, nascido a 15 de fevereiro de 1854; Maria das Dores de Gouvêa, nascida a 18 de novembro de 1855; Anna Francisca de Gouvêa, nascida a 18 de dezembro de 1857; Victalina de Gouvêa, nascida a 30 de abril de 1860; José Lino de Gouvêa, nascido a 30 de abril de 1862; Carolina de Gouvêia, nascida a 24 de agosto de 1864; Evaristo da Silva Gouvêia, nascido a 2 de dezembro de 1866; Emiliana de Gouveia, nascida a 12 de outubro de 1868. Todos estes oitos, meninos nasceram da Borda da Matta, e são filhos de Joaquim Lino de Gouvêia e de sua mulher Ignácia C. de Gouvêia. João Antônio da Silveira, nascido a 25 de Abril de 1852; Cesário Augusto da Silveira, nascido a 22 de março de 1863. Ambos nasceram nas Contendas, e são filhos de João Antônio da Silveira e, de sua mulher Maria da Glória
Folha 4
Ria Leite. – Belizário Corrêa Leite, nascido nas Contendas a 18 de abril de 1867, filho de Belizário Corrêa Leite e de sua mulher Maria da Glória Leite. Em seguida celebrou-se pela primeira vez a Cea do Senhor. A 19 de Novembro de 1869 o Rev. Mackee visitou esta Igreja e a 5 de dezembro de 1869, celebrou a Sagrada Comunhão. Foram batizados nesta ocasião as seguintes crianças: - Maquis Corrêa Leite, nascido nas Contendas, a 15 de setembro de 1869, filho de Belizário Corrêa Leite e de sua mulher Maria da Glória Leite; - Pedro Gouvêa da Silva, nascido na Borda da Matta a 21 de agosto de 1869, filho de Joaquim Pedro da Silva e de sua mulher Maria Antônia da Silva. A 12 de Setembro de 1870, O Rev. Lenignton visitou a Igreja de Borda da Matta. No dia 18 do mesmo mês celebrou a Cea do Senhor, e batizou na ocasião a Herculano Lino de Gouvêa, nascido na Borda da Matta, a 30 de maio de 1870, filho de Joaquim Lino de Gouvêa e de sua mulher Ignácia C. de Gouvêa. A 14 de setembro de 1870 o licenciado Sr. Trajano chegou
Folha 5
ao Sítio de A. J. de Gouvêa, onde esteve até 12 de dezembro do mesmo ano, instruindo nas verdades evangélicas os crentes da Borda da Matta. De 2 a 9 de outubro de 1871 esteve de visita na Igreja de Borda da Matta o Rev. Modesto de Carvalhosa. A 8 do mesmo mês celebrou Ceia do Senhor, e nessa ocasião, depois de terem sido previamente examinados, professaram sua fé em Cristo, sendo batizados e comungando, Marcolino Mayer Teixeira e Maria Silvana Teixeira. O Sr. Antônio José Simões que foi batizado no dia 20 de agosto de 1871, na Igreja de Brotas pelo Rev. Lenington, como membro da Igreja de Borda, assentou-se a Mesa do Senhor. Foram batizadas as seguintes crianças: Modesto Corrêa Leite, nascido em Contendas, a 3 de junho de 1871, filho de Belizário Corrêa Leite e de sua mulher Maria da Glória Leite; - Anna Gouveia da Silva, nascida em Contendas, a 27 de junho de 1871, filha de Joaquim Pedro da Silva e de sua mulher Maria Antônia da Silva. O Licenciado Sr. Miguel Torres chegou de visita à Igreja de Borda da Matta no dia 4 de janeiro de 1872.
Folha 6
O Rev. Lenington, acompanhado pelo Sr. Antônio S. de C. Leite, visitou a Igreja de Borda da Matta a 20 de abril de 1872, onde se demoraram até 2 de maio do dito ano. A 28 de Abril de 1872 o Rev. Lenignton celebrou a Cea do Senhor. A 25 de Outubro de 1872 o Rev. Modesto Carvalhosa visitou a Igreja de Borda da Matta. A 3 de novembro do mesmo ano celebrou a Sagrada Comunhão, e nessa ocasião recebeu o sacramento do batismo Angélica de Gouvêa, nascida na Borda da Matta a 29 de maio de 1872, filha de Joaquim Lino de Gouvêa e de sua mulher Ignácia Caetana de Gouvêa. A 2 de Março de 1872 chegou à Igreja da Borda da Matta o Licenciado Sr. Torres que pregou todos os dias que esteve entre os crentes. A 5 de Abril de 1873, os Reverendos Chamberlain e Morton visitaram a Igreja de Borda da Matta e pregaram duas vezes ao dia durante os três (3) dias que estiveram com os irmãos. A 7 do mesmo mês celebraram a Sagrada Comunhão. O Rev. Carvalhosa celebrou a 20 (vinte) de julho de 1873, a ceia do Senhor.
Folha 7
Batizou nesse dia Maria Eunice Leite, nascida na Borda da Matta, a 8 de outubro de 1873, filha de Manoel Luiz de Gouvêa e de sua mulher Maria Rita de Gouvêa. O Rev. Modesto de Carvalhosa celebrou a 11 de outubro de 1874 a Ceia do Senhor, e nessa ocasião, depois de ter sido examinada, professou publicamente a sua fé em Cristo, recebendo os sacramentos do Novo Testamento, Maria Rita de Gouvêa. Foram também batizados Maria José de Mello, Maria do Carmo de Mello, José Moreira de Mello, que nasceram na Borda da Matta. A primeira a 18 de maio de 1851, a segunda a 7 de setembro de 1867 e o terceiro a 15 de Dezembro de 1869, filhos de Francisco Moreira de Mello e de sua mulher Maria Rita de Gouvêa; Amélia Corrêa Leite, nascida na Borda da Matta, a 8 de Setembro de 1874, filha de Belizário Corrêa Leite e de sua mulher Maria da Glória Leite; - Moyses Lino de Gouvêa, nascido na Borda da Matta, a 7 de Julho de 1874, filho de Joaquim Lino de Gouvêa e de sua mulher Ignácia C. de Gouvêa. A 9 de Julho de 1875 chegou à Igreja, da Borda da Matta o Rev. Modesto de Carvalhosa.
Folha 8
O Rev. Modesto de Carvalhosa depois de ter estado alguns dias com os irmãos seguiu para a Igreja de Caldas donde voltou acompanhado pelo Licenciado Miguel Torres. A 24 de Julho de 1875, depois do culto, foram eleitos Presbíteros Regentes da Igreja de Borda da Matta, os sr. Antônio Joaquim de Gouvêa e Belizário Corrêa Leite, que declararam aceitar o cargo. A 25 de Julho de 1875 o Rev. Carvalhosa celebrou a Ceia. Professaram a fé em Cristo Joaquim Vicente Dias, Áurea Cândida Dias, Felisbina Gouvêa da Silva, Joaquim Ignácio de Gouvêa, Maria das Dores e Anna Francisca de Gouveia. Todos foram examinados; os dois primeiros receberam o sacramento do batismo, os quatro últimos não, porque foram batizados em criança na fé de seus pais. Foram também batizados os seguintes meninos: José Antônio Dias, nascido nas Lagoas a 18 de outubro de 1858, Maria Cândida Dias, nascida na Borda da Matta a 29 de setembro de 1867, João Antônio Dias, nascido na Borda da Matta, e todos os filhos de Joaquim Vicente Dias e de sua mulher
Folha 9
Aurea Cândida Dias. A 26 de Julho de 1865, pregou o Licenciado M. Torres. Depois da pregação o Rev. Modesto de Carvalhosa ordenou solenemente como Presbíteros Regentes desta Igreja os Srs. Joaquim Antônio de Gouvêa e Belizário Leite. Nesse mesmo dia achando-se presentes o Rev. M. de Carvalhosa e os Presbíteros, instalou-se a Sessão da Igreja. Fez oração o Rev. Carvalhosa, com o Sr. Belizário Leite eleito Secretário. Determinou-se que ele representasse esta Igreja na próxima futura reunião do Presbitério do Rio de Janeiro, que há de ter lugar na cidade do Rio Claro, na Província de São Paulo, a 4 de agosto de 1875. O Rev. M. Torres a 3 de outubro de 1875 celebrou a Ceia do Senhor. Nessa ocasião professaram a sua fé em Cristo Joaquim Theodoro de Almeida e Thereza da Costa, os quais foram previamente examinados e aceitos pela Sessão da Igreja. Thereza fora batizada em criança, e Joaquim Theodoro recebera no dia da profissão o sacramento do baptismo. O mesmo Rev. Batizou também os filhos de Joaquim Vicente Dias e de sua mulher
Folha 10
Áurea Cândida Dias, Antônio Dias que nasceu na Borda da Matta, a 27 de setembro de 1860; Manoel Agostinho Dias, natural de Borda da Matta a 28 de agosto de 1863; e Francisco Dias, nascido na Borda da Matta, a 19 de novembro de 1872. O Sr. Fidélis apresentou à Sessão a sua carta demissória assinada pelo Rev. Modesto P. B. de Carvalhosa pela qual ele com sua mulher Maria M. da Costa e seus filhos Manoel e José se passava, da Igreja de Lorena para a de Borda da Matta. Sendo a carta considerada regular, foi aceita. No dia 26 de janeiro de 1876, o Rev. Miguel Torres celebrou a Segunda Comunhão. Antônio Pedro Brandão e Maria Victalina de Almeida Brandão, que haviam sido examinados aceitos pela Sessão da Igreja, professaram nessa ocasião a sua fé em Cristo. Maria Victalina fora batizada; Antônio Pedro, não, por ter sido em menino na fé de seus pais. A Sessão da Igreja tendo examinado a carta demissória, do Sr. João Baptista Borges, assignada Rev. Chamberlain, pela qual ele se passava da Igreja de S. Paulo para esta, e
Folha 11
achando a dita carta regular, admitiu o mesmo Sr. João Baptista Borges a todos os privilégios de membro da Igreja de Borda da Matta. Victalina de Gouvêa, depois de ter sido examinada, professou a sua fé em Cristo. Foi batizada em criança na fé de seus pais. No dia 7 de janeiro de 1877, as 2 (duas) horas da tarde, o Rev. M. Torres, achando-se reunidos todos os irmãos, na presença de um grande auditório, dedicaram ao Culto de Deus Pai, Filho e Espírito Santo – o edifício que os crentes da Borda construíram a suas expensas e coletas de algumas igrejas do Brasil. Em seguida principiou o serviço Divino. Houve pelo mesmo Reverendo a celebração da Ceia do Senhor. Cinco pessoas que previamente tinham sido examinadas e aprovadas pela Sessão da Igreja, professaram nessa ocasião a sua fé, recebendo os Sacramentos do Novo Testamento: Manoel Florêncio, Lucinda Amélia de Almeida, Anna Faustina Borges, Anna Thomasia Marques e José Marques. Foram também batizados os seguintes meninos: Maria Irência de Almeida, nascida a 25 de julho
Folha 13
De 1867, Maria José de Almeida, nascida a 14 de abril de 1870, Maria Silvana de Almeida, nascida a 2 de Fevereiro de 1872, Placidina Lina de Almeida, nascida a 16 de Junho de 1877, Cantalício Theodoro Borges, nascido a 29 de Setembro de 1860, Martiniano Theodoro Borges, nascido a 16 de Outubro de 1863. Todos eles naturais de Borda da Matta e são filhos de Joaquim Theodoro de Almeida e de sua mulher Lucinda Amélia de Almeida. Ainda, Rosa Eulália Marques, nascida na Borda da Matta a 9 de Janeiro de 1872, José Marques, nascido na Borda da Matta, a 24 de Setembro de 1876 e Joaquim Marques, nascido na Borda da Matta a 25 de Dezembro de 1873, todos filhos de José Marques e de sua mulher Anna Thomásia Marques; - Guilhermina Pires, nascida na Borda da Matta a 21 de Setembro de 1876, filha de Joaquim Vicente Dias e de sua mulher Anna Cândida Dias; - Maria Luísa de Gouvêa, nascida na Borda da Matta a 14 de Novembro de 1876, filha de Joaquim Lino de Gouvêa e de sua mulher Ignácia Caetana de Gouvêa; - Antônio Baptista, nascido a 28 de
Folha 13
Julho de 1867, Carolina Augusta Borges, nascida a 29 de janeiro de 1869, João Baptista Borges, nascido a 11 de abril de 1870, José Baptista Borges, nascido a 10 de novembro de 1871, Constância Iria Borges, nascida a 3 de Setembro de 1873, Mathias Elias Borges, nascido a 13 de maio de 1876, todos naturais de Borda da Matta e são filhos de João Baptista Borges e de sua mulher Anna Faustina Borges. A 10 de Dezembro de 1877, achando o Moderador, reuniu-se a Sessão da Igreja. O Rev. Moderador M. Torres fez a oração de abertura. O mesmo Rev. Participou que celebrara no dia 9 a Ceia do Senhor e batizara na mesma ocasião Honória C. Leite, nascida na Borda da Matta a 24 de setembro de 1877, filha de Belizário Corrêa Leite e de sua mulher Maria da Glória Leite; - Olympio de Gouvêa, nascido na Borda da Matta a 6 de outubro de 1877, filho de Manoel Lino de Gouvêa e de sua mulher Maria Rita de Gouvêa. Não havendo mais o que tratar, levantou-se a Sessão com oração pelo Sr. Antônio Joaquim de Gouvêa.
Folha 14
No dia 10 de março de 1878, o Rev. M. Torres celebrou a Cea do Senhor. Leopoldina G. da Silva, que havia sido examinada e recebida pela Sessão da Igreja, professou nessa ocasião a sua fé em Cristo. Foi batizada na fé de seus pais. A 13 de Março de 1878 o Rev. M. Torres batizou a Alfredo Teixeira Borges, nascido na Borda da Matta, a 25 de fevereiro de 1878, filho de Marcolino Mayer Teixeira e de sua mulher Maria Silvana Teixeira. À chamada do Moderador M. Torres, em 31 de agosto de 1878, reuniu-se a Sessão da Igreja. Fez oração o Sr. Belizário Corrêa Leite. Apresentaram-se perante a Sessão, desejando professar a sua fé, Martiniano Theodoro Borges, José Antônio Dias e Eduardo Gouvêa da Silva. A Sessão depois de os ter examinado, resolveu que fossem aceitos, para professarem, no próximo domingo, a sua fé em Cristo. No dia 9 de setembro do dito ano reuniu-se de novo a Sessão da Igreja. O Rev. Pastor comunicou que no dia 1º celebraria
Folha 15
a Ceia do Senhor e que os três candidatos professariam a sua fé, tendo em meninos recebido o baptismo na fé de seus pais. Tanto no princípio como no fim houve oração. Ao chamado do Rev. M. Torres, reuniu-se a Sessão da Igreja em 25 de novembro de 1878. Orou o Sr. Antônio Joaquim de Gouvêa. O Rev. M. Torres participou que no dia 24 do corrente celebrará a Sagrada Comunhão. O mesmo Rev. Comunicou que a reunião anual do Presbitério do Rio de Janeiro, estava marcada para 2 de dezembro de 1878, na cidade de S. Paulo. O Sr. Belizário foi nomeado para com o Pastor, representar a Igreja de Borda da Matta na referida reunião do Presbitério. Levantou-se a Sessão com oração pelo Rev. Miguel Torres. A 30 de Março de 1879 o Rev. M. Torres batizou as seguintes crianças: Gustavo Pereira, nascido na Borda da Matta a 6 de dezembro de 1878, filho de Custodio Antônio Pereira e de sua mulher Victalina de Gouvêa; - Dalila Augusta Dias, nascida na Borda da
Folha 16
Matta a 6 de março de 1879, filha de Joaquim Vicente Dias e de sua mulher Anna F. Marques. A 12 de Abril de 1879 o Rev. M. Torres administrou a Ceia do Senhor. A 25 de Março de 1879 O Rev. M. Torres celebrou o Sacramento da Comunhão. No dia 27 de maio de 1879 o Rev. M. Torres, no Sítio do Sr. Francisco Barbosa Leite, celebrou a Cea do Senhor, e nessa ocasião, depois de haver sido examinado, o mesmo Sr. Francisco Barbosa professou a sua fé em Cristo, recebendo ambos os Sacramentos do Novo Testamento. O Rev. Torres batizou a 11 de julho de 1880 Josepha Olympia Teixeira nascida na Borda da Matta a 15 de fevereiro de 1880, filha de Marcolino Mayer Teixeira e de sua mulher Maria S. Teixeira; - Balbino de Souza natural da Borda da Matta a 22 de julho de 1880, filho de Adão Crioulo e de sua mulher Maria das Dores da S.; - Isaac Lino de Gouvêa, nascido na Borda da Matta a 27 de junho de 1880, filho de Joaquim Lino de Gouvêa e de sua mulher Ignácia Caetana de
Folha 17
Gouvêa; Anna Barbosa da Costa, nascida na Borda da Matta a 13 de dezembro de filha de Thereza Olinda da Costa e de pai incógnito. – Houve no mesmo dia a Sagrada Comunhão administrada pelo Pastor Torres e nessa ocasião professaram a sua fé C..... Lina Dias; Maria das Dores, Cantalício Theodoro Borges, Adão Crioulo, Maria José de Almeida e Maria do Carmo e Mello. Todos foram examinados previamente pela Sessão da Igreja, sendo as duas primeiras já tinham sido batizadas na fé de seus pais, em criança. No dia 12 de março de 1881 o Rev. M. Torres administrou o sacramento do baptismo a Cornélia Corrêa Leite, nascida na Borda da Matta a 11 de outubro de 1880, filha de Belisário Corrêa Leite de sua mulher Maria da Glória Leite. Nesse mesmo dia a chamada do Moderador M. Torres reuniu-se a Sessão da Igreja. Fez oração o Rev. Torres. Apresentaram-se ante a Sessão Maria Cândida e Francisca Pereira da Silva, desejando professarem a sua fé em Cristo. Depois de
Folha 18
Terem sido examinadas, a Sessão resolveu que no próximo domingo fossem admitidas a todos os privilégios dos membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Sr. Joaquim de Gouvêa foi incumbido de dar os pêsames à Sra. Maria da Glória Leite posto que o falecimento de seu esposo, Sr. Belizário Corrêa Leite, membro e Secretário desta Sessão. Resolveu-se também que como uma prova de sentimento se consignasse nestas Atas o dia de seu passamento do seguinte modo: - “A Sessão da Igreja Evangélica Presbiteriana da Borda da Matta sente o trânsito de seu irmão Belizário Correa Leite a quem Deus chamou para o Reino de Seu Filho a 15 de Novembro de 1880, o qual como um bom servo do Senhor, fazendo um bom uso dos talentos que, lhe foram confiados, pela sua palavra e pelo seu exemplo, abençoados por Deus, contribuirá, muito para a organização e surgimento desta Igreja, que sempre se lembrará dele com saudosa recordação.” – Não havendo mais nada a tratar levantou-se a Sessão com a oração de costume.
Folha 19
A 13 de Março de 1881 o Rev. M. Torres celebrou a Ceia do Senhor, e nessa ocasião Maria Cândida Dias e Francisca Pereira da Silva professaram publicamente sua fé em Cristo. A primeira foi batizada nesta ocasião; a última o fora na fé de seus pais. No dia 5 de junho de 1881 o Rev. M. Torres celebrou a sagrada Comunhão. Basilio da Costa, que havia sido examinado nesta Sessão da Igreja, professou nessa ocasião a sua fé. Tendo sido batizado, na fé de seus pais, não recebera no dia da sua profissão esse sacramento. O Rev. Pastor batizou neste dia a Isalino Dias, nascido na Borda da Matta, a 16 de maio de 1881, filho adoptivo de Joaquim Vicente Dias e de sua mulher Áurea Cândida Dias; - Casuina E. de Gouvêa, nascida na Borda da Matta a 25 de Abril de 1881, filha de Cantalício Theodoro Borges e de sua mulher Anna Francisca de Gouvêa; - Olympia Olinda Brandão, natural de Borda da Matta a 14 de março de 1881, filha de Antônio Pedro Brandão e de sua mulher Maria V. Brandão.
Folha 20
O assunto que na última linha da página sexta começa deste modo: O Rev. M. de Carvalhosa celebrou a 20 de julho de 1873 etc. et., deve ser substituído pelo assunto do modo seguinte: O Rev. M. de Carvalhosa celebrou a 20 de julho de 1873 a Cea do Senhor, e batizou a Maria Eunice Leite, nascida nas Contendas a 5 de abril de 1873, filha de Belizário Corrêa Leite e de sua mulher Maria da Glória Leite. – Depois deste e antes do assunto que na página sétima começa: O Rev. Modesto Carvalhosa celebrou a 11 de outubro de 1874, etc. etc. deve-se ler o seguinte, que por engano foi omitido: A 24 de Março de 1874, o Rev. Carvalhosa celebrou a Cea do Senhor, e batizou a Elisa Lina de Gouvêa nascida na Borda da Matta a 8 de outubro de 1873, filha de Manoel Luís de Gouvêa e de sua mulher Maria Rita de Gouvêa. Assim mais, o assunto que na página 15 começa deste modo: A 30 de Março de 1879 o Rev. M. Torres batizou as seguintes crianças: Gustavo Pereira, nascido na Borda da
Folha 21
Matta a 6 de dezembro de 1878, filho de Custódio Antônio Pereira e de sua mulher Victalina de Gouvêa; - Dalila Dias, nascida na Borda da Matta a 6 de março de 1879, filha de Joaquim Vicente Dias e sua mulher Aurea Cândida Dias; José Marques, nascido na Borda da Matta a 19 de dezembro de 1878, filho de José Marques e de sua mulher Anna F. Marques. Tendo-se perdido a antigo livro de Atas da Igreja da Borda da Matta e havendo sido incumbido pelo Presbitério do Rio de Janeiro de reorganizá-las, fiz o presente (ata) de todos os atos relativos à história e desenvolvimento desta Igreja e resoluções de sua Sessão. M. Torres Pastor e Secretário Aprovadas até aqui pelo Presbitério do Rio de Janeiro. São Paulo, 2 de setembro de 1881. Antônio Trajano. Moderador. No dia 11 de outubro reuniu-se a Sessão abrindo-se com oração pelo Sr. Antônio Joaquim de Gouvêa. O Rev. Pastor participara
Folha 22
Que no dia 10 de outubro de 1881 celebrara no Sítio do Sr. Fernandes José da Rosa a Ceia do Senhor e que o mesmo Sr. Fernandes e sua mulher Manuela Antônia da Silva, depois de terem sido examinados professaram a sua fé em Cristo e receberam os sacramentos Novo Testamento. Determinou-se que seus nomes fossem lançados no rol dos membros desta Igreja a que ficam pertencendo. O mesmo Pastor comunicara também que celebrara a Sagrada Comunhão na casa de culto desta Igreja e que nessa ocasião, batizara Pedro que nasceu a 9 de junho de 1881 natural de Borda da Matta, filho de Joaquim Ignacio de Gouvêa e de sua mulher Felisbina de Gouvêa. Por intermédio do Rev. Boyle, o Rev. M. Torres mandou uma carta demissória para se unirem à Igreja Presbiteriana de Mogi-Mirim, ao Sr. José Marques e sua esposa a Sra. Anna Thomázia Marques, com seus filhos José Marques, Rosa, Joaquim. Na Ata do dia 12 de março de 1881, à página 17, por esquecimento omitiu-se o seguinte: “Tendo o Sr. José M. e sua Sra. Pedido as suas cartas demissórias para que, com seus filhos se unirem à Igreja Presbiteriana de Mogi-Mirim, resolveu-se que lh’as desse”. O Rev. Pastor participara que Joaquim.
Folha 23
Vicente, sua mulher e sua filha mandaram pedir as suas cartas demissórias para com seus filhos unirem-se a Igreja Presbiteriana da Penha. Determinou-se q. se lh’as desse. Miguel Torres Moderador da Sessão No dia 31 de maio de 1882, foi pelo Rev. Miguel Torres celebrada a Ceia do Senhor. Nessa ocasião ele batizou Maria, nascida a 19 de novembro de 1881, natural de Borda da Matta, filha de Marcolino Mayer Teixeira e de sua mulher Maria Silvana Teixeira. _ Guinarte, natural da Borda da Matta, nascido a 03 de maio de 1882, filho de José Francisco Dias e de sua mulher Maria Cândida Dias. No dia 1 de junho de 1882 o Rev. Miguel Torres batizou Aureliano, natural de Borda da Matta, nascido a 22 de junho de 1881, filho de João Baptista Borges e de sua mulher Anna Faustina Borges. Miguel Torres Ministro A 15 de Agosto de 1882, pelo abaixo assignado, foi celebrada a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião foram batizadas duas crianças: Tristão, natural da Borda da Matta, nascido a
Folha 24
30 de julho de 1882, filho de Joaquim Ignacio de Gouvea e de sua mulher Felisbina Gouvêa da Silva. Carolina, nascida a 1 de julho de 1882, natural de Borda da Matta, filha de Adão, crioulo e de sua mulher Maria das Dores de Souza. Miguel Torres, Pastor, Aprovadas até aqui pelo Presbitério S. João do Rio Claro 4 de setembro de 1882
Moderador A 31 de Janeiro de 1883, foi pelo abaixo assignado celebrada a Sagrada Comunhão. Nessa mesma ocasião, recebeu o sacramento do batismo, administrado pelo mesmo abaixo assinado, Ignácia, nascida a 22 de agosto de 1882, natural de Borda da Matta, filha de Custódio Antônio Pereira e de sua mulher Victalina Pereira de Gouvea. Também nesse mesmo dia foi batizado Samuel, natural da Borda da Matta, nascido a 18 de dezembro de 1882, filho de Cantalício Theodoro Borges e de Anna
Folha 25
Francisca de Gouvea. Miguel G. Torres Pastor No dia 3 de junho de 1883 o abaixo assignado celebrou a Sagrada Comunhão. Professaram, nessa ocasião, a sua fé em Cristo, Maria Irência de Almeida e Maria José de Almeida, que foram previamente examinadas e as quais, por terem sido batizadas na infância, não receberam, no ato da profissão, isto é, o sacramento do batismo. Nesse mesmo dia recebeu o sacramento do batismo Saturnino Teixeira Borges natural da Borda da Matta, que nasceu a 10 de abril de 1883 e é filho de Marcolino Mayer Teixeira e de sua mulher Maria Silvana Teixeira. Miguel G. Torres Pastor Aprovadas até aqui pelo Presbitério Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1883. M. P. B. de Carvalhosa, Moderador
Folha 26
A vinte e três de dezembro o abaixo assignado celebrou a Sagrada Comunhão e nessa ocasião depois de haver sido examinado, professou a sua fé em Cristo Manuel Augusto Dias o qual fora batizado em menino na fé de seus pais. Miguel Torres Pastor No dia vinte e quatro de dezembro de 1883, o abaixo assinado batizou Pedro Baptista Borges, natural da Borda da Matta, nascido a 12 de setembro de 1883, filho de João Baptista Borges e de sua mulher Anna Faustina Borges. Miguel Torres Pastor. No dia 17 de julho de 1884, celebrei a Sagrada Comunhão. Nesse mesmo dia batizei Ignácia Caetana de Gouvea, natural da Borda da Matta, nascida a 16 de fevereiro de 1884, filha de Joaquim Ignácio de Gouvea e de sua mulher Felesbina de Gouvea, Zomira Lina de Brandão, natural da Borda da Matta, nascida a 28 de maio de 1884,
Folha 27
Filha de José Lino de Gouvea e de sua mulher Maria do Carmo Moreira. Miguel Torres, Pastor. No dia 28 de julho de 1884, depois do culto, no edifício da Igreja da Borda da Matta, procedeu-se, como fora anunciado, a eleição para dois diáconos. Foram apuradas 32 cédulas, somando 64 votos distribuídos do seguinte modo: Marcolino Meyer Teixeira- 27 Antônio Pedro Brandão- 23 Joaquim Vicente Dias- 9 Manuel Luiz de Gouvea- 4 Joaquim Lino de Gouvea- 1 Foram, pois, eleitos os Srs. Marcolino Meyer Teixeira e Antônio Pedro Brandão. Miguel Torres, Pastor.
Folha 28
Aprovadas até aqui pelo Presbitério de S. Paulo, 3 de setembro de 1884
A 23 de outubro celebrei a Sagrada Comunhão. Nesse mesmo dia, 23 de outubro de 1884, José Lino de Gouvea e Emiliana Lina de Gouvea, tendo sido previamente examinadas, professaram publicamente a sua fé em Cristo. Não foram batizados nesta ocasião por o terem sido na infância. Miguel Torres, Pastor No dia 23 de outubro de 1884, Marcolino Meyer Teixeira e Antônio Pedro Brandão, depois de terem publicamente declarado que aceitavam o ofício de diácono, foram, pelo abaixo assignado, ordenados solenemente diáconos desta igreja. Miguel Torres, Pastor
Folha 29
Ao 10 de maio de 1885 celebrei a Sagrada Comunhão. Batizei nesse mesmo dia Maximiana, natural de Borda da Matta, nascida a 5 de março de 1885, filha de Custódio Antônio Pereira e de sua mulher Victalina de Gouvea; .... Maria, natural da Borda da Matta nascida a 14 de fevereiro de 1883, filha de Jose Francisco Dias e de sua mulher Maria Cândida Dias. Miguel Torres, Ministro. Aprovadas até aqui pelo Presbitério Sorocaba, 2 de setembro de 1885. Eduardo Carlos Pereira Moderador A 1 de novembro de 1885 celebrei a Sagrada Comunhão. Batizei nesse mesmo dia Vigília, natural da Borda da Matta, nascida a 16 de maio de 1885, filha de Marcolino Meyer Teixeira e de sua mulher Maria Silvana Teixeira. Miguel G. Torres, Ministro. A 18 de abril de 1886, o Rev. W. M. Brown celebrou a Ceia do Senhor. Miguel Torres, Ministro. A 11 de julho de 1886 celebrei a Sagrada Comunhão. Miguel Torres, Ministro. A 12 de julho foi pelo abaixo assinado batizado Pedro de Gouvea, natural da Borda da Matta, nascido a 22 de abril de 1886,
Folha 31
de Joaquim Lino de Gouvea e de sua mulher Felisbina de Gouvea. Miguel Torres, Ministro. O ano passado, a Igreja da Borda da Matta plantou, para as missões, o terreno de um alqueire de milho que deu seis carros os quais renderam 130$000 que foram entregues ao Sr. Rev. John Kyle. Este ano presbiteral a mesma Igreja deu para as missões quatro carros e meio de milho. Miguel Torres, Ministro. A 13 de julho de 1886 celebrei em casa do Sr. Joaquim Vicente a Sagrada Comunhão. Miguel Torres, Ministro. A 27 de junho de 1886 batizei Edmundo, natural de Caldas, nascido a 14 de fevereiro de 1886, filho de Manuel Pinto de Andrade e de sua mulher Maria Gabriella P. de Andrade. Miguel Torres, Ministro. A 21 de julho de 1886 Pedro C. do Lago e Amador Marques Teixeira, tendo sido previamente examinados, professaram publicamente a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo, recebendo ambos na ocasião o sacramento do baptismo. O ato das profissões teve lugar na fazenda denominada Paraiso, pertencente ao Sr. Pedro C. do Lago. P.S. Estas duas atas que por engano foram lançadas neste livro pertencem a Igreja de Caldas. Miguel Torres, Ministro. Aprovadas até aqui pelo Presbitério ?????, 3 de 7mbro de 1886. J. Zacharias de Miranda Moderador
Folha 33
A 23 de novembro de 1886 celebrei a Cea do Senhor. Nesta ocasião, Angelica Lina de Gouvea tendo sido previamente examinada, professou a sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi batizada em criança. Batizei as seguintes crianças: Moyses, nascido na fazenda do Jacu a 5 de setembro de 1886, filho de Jose Lino de Gouvea e de sua mulher Maria do Carmo; – Zila, natural de Samambaia, município de Caldas, nascida a 2 de setembro de 1884, filha de Cantalício Theodoro Borges e de sua mulher Anna Francisca de Gouvea. A 24 de novembro de 1886, batizei a Pricilliana, nascida na fazenda do Jacu, pertencente a Borda da Matta, termo de Pouso Alegre, filha de Manoel Luiz de Gouvea e de sua mulher Maria Rita de Gouvea. Miguel Torres, Ministro.
Folha 34
A 10 de abril de 1887 celebrei a Sagrada Comunhão. Miguel Torres, Ministro. A 14 de agosto de 1887 celebrei a Sagrada Comunhão. Eliza Lina de Gouvea, c/ 13 anos, Maria Silvania de Almeida e Maria Eunice de Gouvea, tendo sido previamente examinadas, professaram a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Não receberam na ocasião o batismo por terem sido em meninas batizadas na fé de seus pais. Batizei também nessa ocasião as seguintes crianças: David Borges Teixeira, natural da Borda da Matta, nascido a 28 de abril de 1887, filho de Marcolino Meyer Teixeira e de sua mulher Maria Silvana Teixeira; Gabriella, natural da Borda da Matta, nascida a 27 de junho de 1887, filha de Jose Francisco Dias e de sua mulher Cândida Lina da
Folha 35
Silva; -João, natural da Borda da Matta, nascido a 16 de março de 1887, filho de Adão de Gouvea e de Maria das Dores de Souza; e Júlio, natural de Borda da Matta, nascido a 8 de julho de 1887, filho de Custódio Antônio Pereira e de Victalina de Gouvea. Miguel Torres, Ministro. Foram aprovadas até aqui pelo Presbitério. São Paulo, 3 de setembro de 1887. Miguel G. Torres, Moderador. A 20 de novembro de 1887 celebre a Sagrada Comunhão. Antônio Baptista Borges, tendo sido previamente examinado, professou nessa hora a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Foi batizado na infância na fé de seus pais. (e por isso o...)
Folha 36
Foi na ocasião. Miguel G. Torres, Ministro. A 17 de junho de 1888 foi celebrada a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião foram batizadas as seguintes crianças: Maria, natural da Borda da Matta, nascida a 20 de outubro de 1887, filha de João Baptista Borges e de sua mulher Anna Faustina Borges; Presciliana, natural da Borda da Matta, nascida a 14 de março de 1888, filha de Manuel Luiz de Gouvea e de sua mulher Maria Rita de Gouvea. Miguel G. Torres, Ministro.
Folha 37
A 17 de fevereiro de 1889 o Rev. Caetano Nogueira Júnior celebrou a Sagrada Comunhão. Nesse mesmo dia foram batizadas as seguintes crianças: Noemi, nascida a 4 de julho de 1888, filha de Cantalício Theodoro Borges e de sua mulher Anna Francisca de Gouvea; Maurilla, nascida a 5 de outubro de 1888, filha de Antônio Pedro Brandão e de Maria Victalina de Almeida; Cornélio, nascido a 24 de novembro de 1888, filho de Joaquim Ignacio de Gouvea e de sua mulher Felisbina de Gouvea; e todos os naturais da Borda da Matta. Miguel Torres, Ministro. A 9 de junho de 1889, tendo sido previamente examinados, professaram a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo: Francisco Guilherme Dias e Anna Gouveia da Costa. Não foram batizados na ocasião por terem sido, em criança, na fé dos pais. Nesse mesmo dia batizei Sulamites, natural da Penha do Peixe, nascida a 23 de
Folha 38
Janeiro de 1889, filha de Antônio Baptista Borges e de sua mulher Maria Irência Borges. A 16 de junho de 1889 celebrei a Sagrada Comunhão. Miguel Torres, Ministro. Aprovadas até aqui pelo Presbitério. S. João da Boa Vista, 31 de agosto de 1889. Miguel G. Torres, Moderador. A 6 de outubro de 1889 celebrei a Sagrada Comunhão. Professou nessa ocasião a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Anna Francisca de Gouvea. Não foi batizada, por ela a ter sido em criança, na fé de seus pais. Miguel Torres, Ministro.
Folha 39
A 8 de outubro de 1889 batizei Minervina natural da Borda da Matta, nascida a 28 de agosto de 1889, filha de José Lino de Gouvea e de sua mulher Maria do Carmo de Gouvea. Miguel Torres, Ministro. A 20 de abril de 1890 celebre a Sagrada Comunhão. No culto de norte, desse mesmo dia, batizei Josephina, natural da Borda da Matta nascida a 5 de março de 1889, filha adotiva de Joaquim Vicente Dias e de sua mulher Aurea Cândida Dias. Miguel Torres, Ministro. A 24 de junho de 1890 suspendi pública e solenemente da Comunhão da Igreja, pelo pecado de fornicação, Emiliana de Gouvea que perante seu pai reconhecera arrependida, o seu pecado. Miguel Torres.
Folha 40
A 27 de junho de 1890 celebrei a Sagrada Comunhão. Professou nessa mesma hora, a sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, Constância Irinea Borges, que fora previamente examinada, a qual na ocasião não recebera o sacramento e porque havia sido em criança batizada. Miguel Torres, A 29 de junho de 1890 batizei Maximiano, natural da Borda da Matta, nascido a 20 de abril de 1890, filho de Jose Francisco Dias e de sua mulher Cândida Lina da Silva. Miguel Torres, Ministro. Aprovadas até aqui pelo Presbitério S. João do Rio Claro, 1 de setembro de 1890 Caetano Nogueira Junior Moderador.
Folha 40
A 11 de outubro de 1890 celebrei a Sagrada Comunhão. Herculano Lino de Gouvea e Maria Generosa dos Santos professaram, nessa mesma hora, sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Ambos foram previamente examinados. Maria Generosa fora nessa ocasião batizada; Herculano, não o foi, pôr tê-lo sido em menino na fé de seus pais. Miguel Torres, Ministro. A 11 de outubro de 1890 batizei Ananias, natural da Borda da Matta, filho de Herculano Lino de Gouvea e de sua mulher Maria Generosa dos Santos. Ananias nasceu a 22 de junho de 1890. Miguel Torres, Ministro. A 11 de outubro de 1890 suspendi pública e solenemente da Comunhão da Igreja, pelo pecado de adultério, Victalina Pereira de Gouvea, que arrependida confessou esse seu pecado. Na mesma ocasião, tendo sido previamente
Folha 41
Tem observado com toda a caridade o que o Senhor preceitua em S. Matheus, cap. 15:15-17 e não tendo-se obtido resultado, Custódio Antônio Pereira foi, pelo pecado de adultério e de maledicência, pública e solenemente excluído da Comunhão desta Igreja. Miguel Torres, Ministro. A 18 de janeiro de 1891 celebrei a Sagrada Comunhão. Batizei nesse mesmo dia a Rodolpho, natural da Borda da Matta, nascido a 7 de janeiro de 1891, filho de Antônio Baptista Borges e de sua mulher Maria Irência Borges. Miguel Torres, Ministro. A 18 de janeiro de 1891 batizei Basilio natural da Borda da Matta, nascido a 3 de janeiro de 1891, filho de Anna Barboza da Costa e de seu marido Severino José Joaquim. Miguel Torres,
Folha 42
A 24 de maio de 1891 celebrei a Sagrada Comunhão. Nessa mesma ocasião depois de terem sido previamente examinados, professaram publicamente a sua fé: Guilhermina Cândida Dias, Dalyla Augusta Dias, Constância Iria Borges e Placidina Lina B. de Almeida. Estas pessoas não foram batizadas, na ocasião, por já terem sido na fé de seus pais. Miguel Torres Ministro Evangélico. A 25 de maio de 1891 batizei Miguel, natural da Borda da Matta, nascido a 14 de maio de 1891, filho legitimo de Joaquim Ignacia de Gouvea e de Felisbina de Gouvea. Miguel Torres Ministro Evangélico. Aprovadas até aqui pelo Presbitério. Mogi Mirim 31 de agosto de 1891. E. Lane Servindo de Moderador.
Folha 44
No dia 13 de março de 1892, na casa de cultos da Egreja Presbiteriana de Borda da Matta, celebrei a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião depois de previamente examinados e aprovados fizeram a sua profissão de fé os Senhores João Baptista Borges Júnior e José Pedro da Silva, recebendo este último o sacramento do batismo, sendo que o primeiro não, por ter sido batizado na infância na fé de seus pais. Batizei também as seguintes crianças: Maria, nascida a 13 de fevereiro de 1892, filha de Luíz Antônio de Oliveira e de sua mulher Guilhermina Cândida Dias; Joaquim nascido a 7 de março de 1892, filho de José Pedro da Silva e de sua mulher Leopoldina de Gouvêa; João, nascido a 4 de junho de 1891, filho de Antônio Vicente de Araújo e de sua mulher Elisa Lina de Gouvêa; Auta, nascida a 30 de maio de 1891, filha de Cantalício Theodoro Borges e de sua mulher Anna Francisca de Gouvêa; Aristilda, nascida a 22 de junho de 1891, filha de Antônio Pedro Brandão e de sua mulher Maria Vitalina Brandão. Todas estas crianças são naturais da Borda da Matta. Caetano Nogueira Junior Moderador e Secretario da Sessão.
Folha 45
No dia 11 de dezembro de 1892, na casa de oração da Egreja da Borda da Matta celebrei a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião depois de examinado e aprovado fez sua publica profissão de fé o Sr. João Antônio da Silveira, deixando de receber o sacramento do batismo por ter sido batizado na infância na fé de seus pais. Batizei também as seguintes crianças: Servina, nascida a 18 de julho de 1891, filha de João Antônio da Silveira e de sua mulher Maria Silvana da Silveira; Durcila, nascida a 25 de julho de 1892, filha de João Baptista Borges Júnior e de sua mulher Angelica Lina de Gouvêa; Horácio, nascido a 16 de junho de 1892, filho de Antônio Baptista Borges e de sua mulher Maria Irência Borges; Amfrosina, nascida a 21 de abril de 1892, filha de Maquir Corrêa Leite e de sua mulher Maria José de Almeida; Emiliano; nascido a 18 de agosto de 1892, filho de José Lino de Gouveia e de sua mulher Maria do Carmo de Gouvêa; Idalina, nascida a 16 de junho de 1892, filha de Adão de Gouvêa e de sua mulher Maria das Dores de Gouvêa; Júlio, nascido a 4 de março de 1892, filho de Candido Mariano da
Folha 46
Silva e de sua mulher Carolina Augusta da Silva. Todas estas crianças são naturais da Borda da Matta. Caetano Nogueira Junior Moderador e Secretário da Sessão. Aos 19 de março de 1893, na casa de cultos da Egreja Presbiteriana da Borda da Matta, celebrei a Sagrada Comunhão. Caetano Nogueira Junior Moderador e Secretario da Sessão. Aprovadas até aqui pelo Presbitério. Bagagem 12 de agosto de 1893. Delfino dos Anjos...... Moderador. No dia 10 de dezembro de 1893, na casa de cultos da Egreja da Borda da Matta celebrei a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião administrei o Sacramento do baptismo às seguintes crianças: Ordália, nascida a 28 de março de 1893, filha de Antônio Vicente de Araújo e de sua mulher Elisa Lina de Gouvêa; Orgélia, nascida a 23 de agosto de 1893,
Folha 47
Filha de João Antônio da Silveira e de sua mulher Maria Silvana de Gouvêa; Salvina, nascida a 23 de agosto de 1893, filha de Custódio Pereira de Toledo e de sua mulher Vitalina de Gouvêa; Lázaro nascido a 19 de novembro de 1893, filho de Luiz Antônio de Oliveira e de sua mulher Guilhermina Cândida Dias. Caetano Nogueira Junior. Moderador e secretario da Sessão. Aprovadas até aqui pelo Presbitério. Rio de Janeiro, 10 de setembro de 1894 João Vieira Bizarro Moderador No dia 26 de maio de 1895, na casa de cultos da Egreja da Borda da Matta celebrei a sagrada Comunhão. Nessa ocasião, depois de examinadas e aprovados fizeram a sua publica profissão de fé as seguintes pessoas: Presciliana Fernando Pereira e Antônio Vicente de Araújo. Estas pessoas receberam no ato o sacramento de batismo. Batizei também as seguintes crianças: Adelina, nascida a 20 de no-
Folha 48
Novembro de 1894, filha de Maquir Corrêa Leite e de sua mulher Maria José de Almeida; Maurilla, nascida a 23 de junho de 1894, filha de Antônio Pedro Brandão e de sua mulher Maria Victalina Brandão; Hordália, nascida a 2 de fevereiro de 1894, filha de Herculano Lino de Gouvêa e de sua mulher Maria Generosa de Gouvêa. Américo, nascido a 2 de julho de 1894, filho de Cornélio Antônio Fernandes e de sua mulher Presciliana Fernandes Pereira; Mario, nascido a 11 de fevereiro de 1894, filho de José Francisco Dias e de sua mulher Cândida Lina Dias; Carlota, nascida a 4 de agosto de 1894, filha de Adão de Gouvêa e de sua mulher Maria Ignácia das Dores; Margarida, nascida a 2 de outubro de 1894, filha de Joaquim Ignácio de Gouvêa e de sua mulher Felisbina Lina de Gouvêa; Horgélio, nascido a 20 de janeiro de 1894, filho de José Pedro da Silva e de sua mulher Leopoldina Gouvêa da Silva. Todas estas crianças são naturais da Borda da Matta. Caetano Nogueira Jr. Moderador e Secretario da Sessão. No dia 10 de novembro de 1895 na casa de oração da Egreja da Borda da Matta, celebrei a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião depois de previamente examinados e aprovados fizeram a sua publica profissão de fé as seguintes pessoas: Alfredo Nelson Teixeira; Josepha Olimpia Teixeira; Maria da Paixão Teixeira; Olimpia Olinda Brandão; Amelia Corrêa Leite; Cornelia Corrêa Leite e Luzia Moreira de Mello. A última nomeada recebeu no ato o sacramento do batismo deixando as outras de o fazer por terem sido batizadas na infância na fé de seus pais. Batizei também as seguintes crianças: Cacilda - nascida a 6 de agosto de 1895, filha de Antônio Baptista Borges e de sua mulher Maria Irência Borges; Augusta, nascida a 30 de maio de 1895, filha de Antônio Vicente de Araújo e de sua mulher Elisa Gouvêa de Araújo; Olivia, nascida a 5 de agosto de 1895, filha de Herculano Lino de Gouvêa e de sua mulher Maria Generosa de Gouvêa; Dário, nascido a 9 de agosto de 1895, filho de João Baptista Borges e de sua mulher Angélica Lina Borges; Faraó, nascido a 8 de junho de 1895, filho de José Lino de Gouvêa e de sua mulher Maria do Carmo de Gouvêa; Marcolino, nascido a 28 de maio de 1893 e Maria, nascida a 10 de maio de 1895, filhos de José Moreira de Mello e de sua mulher Luzia Moreira de Mello. Todas estas crianças são naturais do Distrito da Borda da Matta. Caetano Nogueira Jr. Moderador e Secretário da Sessão. No dia 4 de outubro de 1896, na casa de cultos situada na Fazenda do Jacu, do Distrito da Borda da Matta celebrei a Sagrada Comunhão. Caetano Nogueira Jr. Moderador e Secretario da Sessão. Aos 20 de Dezembro de 1896, no Distrito da Borda da Matta, na casa de cultos sita à Fazenda do Jacu, celebrei a Sagrada Comunhão. Nessa ocasião administrei o sacramento do batismo as seguintes crianças: Ananias, nascido a 27 de novembro de 1898, filho de Herculano de Gouvêa e de sua mulher Maria Generosa dos Santos. - Argélia, nascida a 25 de novembro de 1896 filha de José Pedro da Silva e de sua mulher Leopoldina Gouvêa da Silva. - Osório, nascido a 2 de março de 1896, filho de João Antônio da ....... (Fim do excerto enviado pelo Primo Livingston).
A ata do movimento IPI, em 31/07/1903 quando o REV. ABT. Era o pastor da igreja e seu irmão, Saturnino B. Teixeira era presbítero e José C. Machado, também presbítero. Ata de doação de terreno urbano para futuras instalações da igreja. Pedra fundamental, construção e inauguração em 1913. (Ata não anexada) Pedra fundamental do novo templo em 1951 (Ata não anexada) Inauguração do novo templo em 1957 com a presença do REV. Alfredo Borges Teixeira. Sendo pastor no período REV. Jorge do Amaral Pinto. (Ata não anexada) Construção da casa pastoral. (Ata não anexada) 1° centenário da igreja. (Ata não anexada) Construção do espaço de eventos inaugurado em 23/05/2019 – 150 anos. (Ata não anexada) Construção do templo da congregação de Tocos do Mogi. (Ata não anexada) Vivalde Machado – presbítero emérito. (Ata não anexada) Domício Machado – presbítero emérito. (Ata não anexada) Ata do evento histórico dos Machados – Nossas Raízes. (Ata a ser anexada após 14/01/2024)